barro

Espetáculo em repertório desde 2006.

Sinopse:

barro é um espetáculo de rua baseado na obra do poeta matogrossense Manoel de Barros. Os pontos de partida para o espetáculo são a simplicidade e humanidade do poeta.

O grupo construiu um espetáculo totalmente ancorado no trabalho do ator lançado ao espaço público. Os atores contam e recriam a história de um poeta e suas origens. Na memória do poeta, histórias, personagens e lugares da sua infância aparecem como fragmentos que rompem o tempo da memória para compor o tempo presente. O espetáculo apresenta a obra de Manoel de Barros levando para a rua mais de vinte poemas de diversos livros deste autor.

barro é um espetáculo de seres-humanos para seres-humanos, cujo tema principal é a mais humana de todas as atividades, a poesia.

Ficha Técnica:

Direção: André Francisco.

Elenco: André Francisco, Giulia Pamina, Loren Fischer, Luis Koerich e Neusa Borges. (Elenco do ano 2016)

Figurinos: Izabel Garcia.

Produção: Teatro em Trâmite

Histórico:

• Maio e Setembro de 2015 – Circulação pelo projeto Baú de História do SESC, em Santa Catarina.

• 2014 – Apresentação na Praça XV de Novembro em Florianópolis/SC.

• Setembro de 2013 – Semana da Primavera realizado pela Câmara de Lojistas das Ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino, e pela ACIF.

• Julho de 2013 – Trâmite 10, em Florianópolis/SC

• Julho de 2013 – Circulação Catarinense 2013 passando por Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Xanxerê, Caçador, Lages e Criciúma/SC.

• Julho de 2013 – Trâmite 10, em Concórdia/SC

• 2012 – XII FESTER – Festival de Tetro de Resende/RJ

• 2011 – Circuito de Rua SESC Joinville. Apresentações nas cidades do Vale: Itajaí, Jaraguá do Sul, Navegantes, Rio do Sul/SC.

• 2011 – Selecionado para o Festival da FECATE 2011.

• Novembro de 2011 – Participação na Maratona Cultural, realizada em Florianópolis/SC.

• 2011- Reestreia do trabalho cumprindo temporada na cidade de Florianópolis, na Praça XV de Novembro e no Parque de Coqueiros.

• Dezembro de 2006 – Temporada em Praças e Parques Públicos. São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Total de três apresentações em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.

• 2006 – Participação no evento “Overdoze Artística” promovida pelo SESC de Lages/SC.

• 2006 – Realização da Feira de Teatro de Rua da Grande Florianópolis Continental. Tijucas, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e São José/SC.

• Outubro e Novembro de 2006 – Temporada do Projeto Poesia ao pé da Lua – SESC/SC em Florianópolis/SC. Total de oito apresentações.

• Setembro de 2006 – Intervenção Cênica na Feira do Livro de Florianópolis. Florianópolis/SC. Performance: “barro”. Total de doze intervenções durante o período da Feira.

Release:

Nos últimos anos o Teatro em Trâmite tem experimentado vários espaços, como o italiano, a rua e a arena. O grupo tem procurado trabalhar na busca de novas relações do espectador com a cena e aposta mais uma vez nos espaços públicos. Desta vez é o espetáculo barro que vai às ruas.

barro resulta do convite feito pelo SESC/SC ao grupo para participar do projeto “Poesia ao Pé da Lua”, projeto que propõe a teatralização de poesias brasileiras em espetáculos de rua. O Teatro em Trâmite resolveu investir em uma pesquisa sobre um único poeta, buscando com isso, unidade para o espetáculo. o poeta escolhido foi o matogrossense Manoel de Barros.

Manoel de Barros escreve desde 1937, cruzando todo o século XX ativo enquanto poeta. Sua poesia fala da simplicidade da relação do homem com a natureza e o espetáculo apresenta sua obra trazendo para a rua mais de vinte poemas de diversos livros.

Partindo da simplicidade e humanidade do poeta, o grupo construiu um espetáculo totalmente ancorado no trabalho do ator. Lançados ao espaço público, os atores contam a história de um poeta e suas origens. Na memória deste poeta, histórias, personagens e lugares da sua infância aparecem como fragmentos que rompem o tempo e participam do seu presente. barro é um espetáculo de seres-humanos para seres-humanos, cujo tema principal é a mais humana de todas as atividades, a poesia.

Fotos:

barro 2015 barro 2015 barro 2015 barro 2015 barro 2015 barro 2015

Grupo Teatro em Trâmite, sua história, integrantes e seus trabalhos.