Pavlov

Espetáculo encenado em 2013.

Sinopse: 

Quem realmente somos? Quais os limites da nossa individualidade? Somos os mesmos em público e no privado? Que motivações nos levam a fazer escolhas nos momentos limites de nossa vida? Esses são os questionamentos propostos pelo texto Pavlov de Gustavo Ott, encenado pelo Teatro em Trâmite.

Com um elenco de seis atores, e direção de André Francisco, a montagem apresenta o resultado da pesquisa do grupo sobre Stanislavski, realizada durante os anos 2011 e 2012. Foi a primeira vez que o grupo se apresentou em palco Italiano, com a exceção de A Galinha Degolada, única experiência do grupo neste espaço, motivada principalmente pela parceria com a Persona Cia de Teatro.

A trama de Pavlov gira em torno do assassinato de uma locutora de rádio. Mostrando os momentos seguintes e anteriores ao crime, instiga o público a descobrir o culpado. Mas, por trás da trama de suspense policial existe um complexo enredo psicológico que detona nos dramas existenciais de todos os personagens. Em um universo de dissimulação, mentiras, paixões exacerbadas, manipulação e falhas de caráter, as personagens se revelam frágeis e perdidas. O destino de todos converge para o momento antes do crime, e ao final perguntamos: é possível um crime ter apenas um culpado?

Ficha Técnica:

Elenco: Chaiany Gracietti, Giulia Pamina, Leandro Rovaris, Loren Fischer, Luis Koerich e Marcus Maglia


Direção Musical: Pedro Martins

Composição musical: “Tema para Pavlov” – Javier Venegas

Direção: André Francisco

Direção de arte e cenografia: Loren Fischer e Marcus Maglia

Figurino: Izabel Garcia


Produção: Teatro em Trâmite


Fotos:
 Lariessa Soligo

Histórico:

• Setembro de 2013 –  Temporada Teatro SESC Prainha/SC. Florianópolis/SC

• Agosto de 2013 – Projeto TAC 7:30 – Teatro Álvaro de Carvalho. Florianópolis/SC.

• Julho de 2013 – Trâmite 10 Concórdia – Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. Concórdia/SC.

Release:

O espetáculo Pavlov é baseado no texto “Pavlov – dos segundos antes del crimen”de Gustavo Ott, dramaturgo venezuelano. A partir do encontro com o dramaturgo no Festival CASA 2011 em Londres, o diretor André Francisco obteve a liberação do texto e trabalhou na construção da cena e do espetáculo. O Teatro em Trâmite procurava um texto para palco italiano, experiência nova para a maioria dos integrantes do grupo, que pesquisa a cena em espaços alternativos.

Pavlov apareceu como um texto que apresentava o conteúdo necessário para pesquisa em Stanislavski que o Teatro em Trâmite iniciou em 2011. As pesquisas envolveram além dos laboratórios de treinamento diário, as vivências e oficinas ministradas pelo grupo, principalmente na Casa Vermelha. No treinamento, a idéia era absorver as propostas do mestre russo, mas discutir suas possibilidades nas diferentes propostas estéticas contemporâneas, que o grupo incluiu como referência no seu trabalho artístico.

O retorno a Stanislavski se dá pelo desejo do grupo de passar em revista aos principais nomes da transformação da cena teatral durante o século XX. Neste retorno, descobrimos um Stanislasvski atual, ainda muito necessário, mesmo para um ator que pretende responder a uma estética mais radical. Após Pavlov, o grupo deve mergulhar em uma pesquisa no francês Antonin Artaud, seguindo assim o projeto de pesquisar mestres transformadores do teatro europeu do século XX.

A música tema de Pavlov foi composta especialmente para a montagem por Javier Venegas, do Poliphonia, antigo parceiro de trabalho do grupo. A direção de arte é de Loren Fischer e Marcus Maglia e conta com figurinos de Izabel Garcia. Na concepção, o Teatro em Trâmite traz a cena um texto intenso e atual. Em Pavlov os personagens principais envolvidos na trama, revelam suas fragilidades existenciais perante o universo maior ao qual estão inseridos. Todos parecem esconder segredos, fingirem seus sentimentos, ou simplesmente são obrigados a ser o que não seriam por eles mesmos.

André Francisco assina a direção, tradução e adaptação do texto. O espetáculo estreiou em Concórdia, durante a Trâmite 10, evento que o grupo realizou no Oeste em comemoração aos dez anos de trajetória em 2013.

Fotos:

 

Cartaz Pavlov Pavlov - 2013 Pavlov - 2013 Pavlov - 2013 Pavlov - 2013 Pavlov - 2013

 

Grupo Teatro em Trâmite, sua história, integrantes e seus trabalhos.